Você já se sentiu frustrado por não conseguir atingir seus objetivos de saúde só com “fé, foco e força”? Se sim, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas acreditam que basta força de vontade para emagrecer ou transformar a saúde, mas a experiência e a ciência mostram que o caminho é muito mais profundo e, por isso mesmo, precisa ser mais gentil.
Nutrição gentil é uma abordagem que vai além das dietas restritivas e do autocontrole rígido. Ela reconhece que o comportamento alimentar está ligado às emoções, hábitos, vivências e até à maneira como você se relaciona com o seu próprio corpo. Aqui, o foco é olhar para a saúde integral, praticando o autoconhecimento e desenvolvendo uma relação mais compassiva com a alimentação.
O comportamento alimentar é complexo, envolve emoções, ambiente, costumes familiares, crenças e até hormônios.
Quando lidamos com a alimentação e nossos objetivos com pressão e acontece de não alcançarmos o objetivo proposto, o sentimento de culpa pode sabotar os avanços.
Além disso, o que funciona para um pode ser insuficiente ou até prejudicial para outro.
Uma das grandes sacadas da nutrição gentil é trazer práticas e atividades para promover o autoconhecimento. Refletir sobre os próprios hábitos, identificar gatilhos de fome emocional e aprender a ouvir os sinais do corpo são partes essenciais da jornada. Não se trata de nunca errar, mas de criar um ambiente interno mais acolhedor, que permite nos relacionarmos com a comida e com nosso corpo com respeito e cuidado.
O convite é este: comece uma nova jornada com mais gentileza consigo mesmo. Permita-se experimentar um olhar curioso e compassivo sobre sua alimentação e corpo. E lembre-se: dar atenção à saúde mental, aos comportamentos, e praticar atividades que favorecem o conhecimento de si são caminhos muito mais duradouros do que qualquer atalho milagroso.
Se quiser dar o primeiro passo, conheça aqui o meu e-book com práticas de nutrição gentil, que podem te ajudar a enxergar a alimentação de um jeito mais leve e acolhedor. Você merece esse cuidado!